-
Arquitetos: Anna Merci, COR Arquitectos, Flavia Chiavaroli; Anna Merci, COR Arquitectos, Flavia Chiavaroli
- Área: 215 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:©Laboratorio Fotografico IUAV
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sacca Serenella em Murano (capital mundial do vidro), uma ilha num sistema de ilhas em Veneza, foi o cenário de projeto para 40 estudantes durante 3 semanas, no “Workshop di Architettura Venezia – W.A.Ve. 2019” da Universidade IAUV.
O projeto desenvolvido para a nova ilha jardim de Sacca Serenella (ilha de Murano onde é produzida a arte do vidro) prevê a criação de percursos urbanos, num circuito que liga o cais do vaporetto, as piscinas na laguna, o museu do vidro, a escola dos mestres vidreiros com alojamento para os aprendizes, residência para os habitantes locais, serviços para os residentes e infraestruturas turísticas.
O desenho da exposição de apresentação dos trabalhos remete às cores e à forma da laguna veneziana, aos aterros, aos canais, e às ilhas do arquipélago em que se encontra Sacca Serenella.
As barcas que navegam ao longo dos canais estão protegidos das intempéries por chapas de onduline, que muitas vezes confundem-se com a cor da água.
Voltamos a encontrar este elemento de uso cotidiano no interior da exposição a forma líquida, que, numa espécie de mise-en scène teatral, transforma-se no desenho da própria laguna. A arquitetura de um lugar transforma-se desta forma no pretexto para uma performance de grupo na sala da exposição.
São reproduzidos os efeitos de uma matéria mutável, ora opaca, inesperadamente transparente, como o vidro, onde a forma líquida transforma-se num filtro sobre a paisagem.